sexta-feira, 23 de agosto de 2013

FAÇA VOCÊ MESMO: Ganchos penduradores e luminária com canos e conexões de PVC


Vamos começar pelos ganchos penduradores que são mais fáceis, abaixo segue lista de materiais necessários:

pendurador
03 Conexões curvas de ½ polegada soldável
06 Tampões ½ polegada
06 Pedaços de cano ½ polegada com aproximadamente 02cm de comprimento
03 Buchas N°7 com parafusos
01 Adesivo para conexões PVC
Obs: Vocês notaram que alguns tampões possuem parafusos atravessados? Eu fiz isso pois será necessário para fixá-los na parede.
Após preparar os materiais, chega a hora de fazer as marcações das medidas na parede, onde posteriormente serão fixados os tampões com parafusos.
pendurador2
pendurador3
A parte mais difícil já foi, agora é só conectar os pedações de canos as conexão curvas e colocar o tampão em um dos lados, pois o outro lado o cano irá encaixar diretamente no tampão que já esta preso a parede. Simples né?
pendurador4
pendurador5
Agora é só pintar. Para este caso optei em pintar com o pincel a peça no próprio local, mas nada lhe impede de fazer com tinta spray.
Vamos ao passo a passo da luminária, que de tão fácil quase nem precisa de explicação, é só unir as partes (Salve a foto e vá olhando como fiz). Abaixo a lista de materiais:
luminaria-materiais
Pedaços de canos ½ polegada
02 joelhos ½ polegada soldavel
01 União de ½ para 1”
01 Cola para canos de PVC
01 pedaços de fio paralelo
01 bocal
01 lâmpada
01 Plug de tomada
Obs: Na foto aparece um interruptor de abajur que você poderá utilizar, mas tendo em vista a proximidade da nossa luminária ao ponto elétrico, acabei por dispensá-lo.
Corte os canos do tamanho que achar conveniente, não utilizei uma medida exata, apenas fui testando avaliando a proximidade com a cama, mas isso pode variar um bocado dependendo do seu gosto. Chegando a um consenso quanto aos tamanhos dos canos, passe cola nas partes e as fixe por encaixe, não sem antes passar o fio pelos canos e conexões, pois é mais fácil passar o fio com as peças soltas em função das curvas.
A ultima peça dessa curva feita com canos é uma conexão união que de um lado mede ½ polegada e do outro 1” polegada, essa medida maior é onde você irá encaixar o bocal, enrolei fita isolante em volta do bocal para que ele se encaixasse por pressão neste espaço.
A fixação na parede se deu da mesma forma como ocorreu com a sapateira, presilhas para fixação de canos pvc de ½ polegada.
luminaria2
Agora é só colocar na tomada e como utilizei um bocal para pendentes, futuramente ainda poderei instalar um cúpula de abajur ou pendente sobre essa lâmpada, que aliás, acho até mais seguro tendo em vista que as lâmpadas esquentam.
luminaria3

Um comentário: